Pular para o conteúdo principal

Você sabe o que é a Acupuntura?



Amada por uns, temida por outros, a acupuntura baseia-se nos estudos da Medicina Tradicional Chinesa para prevenir ou tratar inúmeras desordens, seja física ou psíquicas. Busca promover a homeostasia energética do corpo; um equilíbrio das energias que moldam o existir. Tem sua base de evolução e estudo na teoria do yin yang, um conjunto de forças opostas que se complementam, sendo este o motor de existência de todas as coisas no universo.

Um fluxo energético percorre os 12 meridianos principais e alguns outros para movimentar a vida. Se por algum motivo esta energia se estagna começam a aparecer os sintomas.  Acredita-se, portanto, que as patologias provêm de uma desordem neste fluxo energético e que a inserção de agulhas em pontos específicos do corpo irá restaurar este equilíbrio.

Outras terapias podem ser usadas para o tratamento, seja como protagonista ou coadjuvantes neste processo. Destaca-se a “auriculoterapia” que consiste na colocação de micro agulhas ou de sementes em pontos específicos da orelha com o intuito de dar um apoio ao tratamento e uma progressão após a retirada das agulhas. A orelha, as plantas dos pés, a língua e algumas outras áreas do corpo já são zonas somatotópicas reconhecidas, isto é, partes que representam ele como um todo.

Associado a punção é necessária uma atenção especial com os hábitos de vida e a alimentação já que estes podem predispor o organismo a desordens. Mal hábitos de vida estão entre os fatores predisponentes para a instalação de processos patológicos no organismo.

Procure um acupunturista e dentro da avaliação ele irá encontrar quais as síndromes energéticas instaladas e quais as técnicas que serão utilizadas para seu tratamento. Use das agulhas para se tratar, venha conhecer esta visão integral de saúde capaz de dar-lhe uma nova vida e maior qualidade nesta! 

Dr. Alessandro William S. Santos
Fisioterapia, Acupuntura e Pilates


Você pode gostar também:
Somatotopia: porque todos que buscam a acupuntura deveriam saber o que é?
Acupuntura auricular: uma forma de ver o corpo por completo!
Qualidade de Vida: imprescindível entre o "vir ao mundo" e o "voltar ao pó".

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Momento Pilates: Fortalecendo coxas com o agachamento!

A partir de hoje, toda semana teremos um exercício a ser postado no blog, fiquem atentos: QUAL O EXERCÍCIO? Agachamento com auxílio da Bola Suíça contra a parede. MUSCULATURA TRABALHADA? Fortalece a musculatura do Quadríceps (musculatura anterior da coxa) em cadeia cinemática fechada. COMO EXECUTAR? O paciente fica próximo a uma parede, de costas para ela, com a bola suíça encostada na parede e apoiando a lombar deste; na execução do movimento faz-se uma flexão de quadril e joelho até 90º, como se fosse sentar, e volta á posição inicial durante 3 séries de 10 repetições cada.  EM QUE ESTAR ATENTO? Durante a execução do exercício é importante que os joelhos fiquem alinhados com os ombros, nunca passem à frente dos pés e que vá até 90° de flexão apenas de joelhos; deve-se também ficar atento á respiração. VARIAÇÕES? Pode-se usar um halter em cada uma das mãos e fazer uma abdução de ombros até a 90º ao mesmo tempo em que se faz

Você sabia? A importância de uma Avaliação Fisioterapêutica!

O sucesso de um tratamento fisioterapêutico depende em boa parte da avaliação detalhada e correta que este profissional faz das disfunções do paciente. Apenas conhecendo as peculiaridades do problema apresentado pelo paciente é que é possível um acompanhamento eficaz para este e só assim se torna viável chegar à técnicas que serão mais úteis no tratamento em questão. Iniciamos nossa avaliação com uma coleta de dados adequada que nos permita montar um perfil real do paciente, identificando os traços de sua individualidade como pessoa. Nesta é possível colocarmos: NOME, ENDEREÇO, TELEFONE, IDADE, SEXO, PROFISSÃO, ALTURA, PESO, DATA DA AVALIAÇÃO, entre outros dados que o profissional julgue necessário. Seguindo na anamnese temos a queixa principal, onde o paciente nos dirá “o porquê” dele ter procurado nosso serviço. Partimos, após a queixa principal, para a História da Moléstia Atual, onde deverá ser questionado ao paciente todos os fatos e aspectos ligados a sua queixa –