Pular para o conteúdo principal

A Fisioterapia Esportiva como área de atuação profissional

Imagem da Internet

A Fisioterapia é regulamentada no Brasil no dia 13 de outubro de 1969. De lá para cá várias áreas de atuação foram agregadas á profissão; atualmente é possível para um fisioterapeuta acompanhar um paciente nas mais diversas condições de saúde do mesmo, atuando desde á atenção básica até os cuidados intensivos. Neste correr dos anos foram criadas as áreas de atuação desta classe trabalhista (Fisioterapia em Traumato-Ortopedia, em Geriatria, em Terapia Intensiva, em Saúde Pública...) e dentre estas áreas foi reconhecida também a atuação do fisioterapeuta desportivo graças á Resolução Nº. 337, de 08 de Novembro de 2007, do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Segundo a resolução supracitada (COFFITO, 2007):
 A Atuação do Fisioterapeuta na Especialidade em Fisioterapia Esportiva se caracteriza pelo exercício profissional desde a promoção de atenção básica direta à saúde do paciente por meio do diagnóstico cinético-funcional bem como a eleição e execução de métodos fisioterapêuticos pertinentes a este.”

Na fisioterapia desportiva o profissional fica atento desde o primeiro momento em que entra em contato com a equipe. Antes da temporada é feita uma Avaliação Pré-temporada que serve de base para as intervenções; neste momento são avaliadas as condições cardiorrespiratórias e musculares dos atletas. É necessário estar atento á padrões de movimentação que podem predispor o indivíduo a determinada lesão e buscar uma forma de minimizar estes riscos – um atleta que possui um valgismo dinâmico em joelho pode ter uma lesão de Ligamento Cruzado Anterior, por exemplo.

Atuando na área esportiva, o fisioterapeuta deve estar presente durante a prática esportiva (no caso de atletas profissionais) parta dar a assistência necessária neste momento e é fundamental que este domine todas as regras da modalidade ao qual seu paciente/cliente pratica. Existem esportes onde, em caso de lesão o árbitro pausa o jogo e a equipe entra para prestar atendimento ainda em campo, em outros isto não é permitido.

Falando em lesões, vem outra face do trabalho deste profissional: a recolocação do atleta em atividade novamente. Em casos como este todo o corpo clínico e esportivo se reúne para avaliar o desportista e chegar á uma conclusão do melhor tratamento para o mesmo. Cabe ao fisioterapeuta neste momento sua avaliação cinesiológica e funcional bem como a atuação para restituir as funções deste profissional o quanto antes. Em medicina esportiva o tempo é dinheiro, literalmente, de modo que existe uma pressão para que o atleta volte ao seu trabalho o quanto antes. Neste momento é importante que se leve em conta o gesto esportivo do atleta e que se trabalhe para que este esteja em boas condições em curto espaço de tempo.

Em tempos de mundial de futebol, a fisioterapia esportiva tem seus caminhos sendo demonstrados: desde os jogadores que usam a Kinesio® Taping, uma bandagem elástica funcional desenvolvida pelo Dr. Kenzo Kase, até David Luiz, jogador da Seleção Brasileira de Futebol que no jogo de hoje pelas Oitavas de finais (28/06/2014) quase não pôde jogar devido a um espasmo muscular que foi prontamente resolvido pela equipe médica e pelo fisioterapeuta da equipe.

O que se sabe é que, como em qualquer outra área de atuação, é necessário ao fisioterapeuta um profundo conhecimento, capacidade de resolução de problemas e raciocínio lógico, desta forma, a fisioterapia poderá continuar auxiliando e fazendo a diferença em mais um perfil de publico por ela atendido.


Dr. Alessandro William S. Santos
(Fisioterapeuta, Instrutor de Pilates, Pós-Graduando em 
Acupuntura e Racionalidades da Medicina Chinesa, 
Curso de Atualização Profissional em Fisioterapia 
Esportiva e Traumato – Ortopédica).


Para acessar a Resolução do COFFITO acesse: http://www.coffito.org.br/publicacoes/pub_view.asp?cod=1419&psecao=9


TODOS OS DIREITOS SÃO RESERVADOS, SE QUISEREM COPIAR ALGUM TEXTO DO BLOG E DIVULGAR EM SEU SITE/BLOG/FANPAGE É NECESSÁRIA A AUTORIZAÇÃO POR ESCRITO DO AUTOR DO TEXTO, PARA TANTO UTILIZE O FORMULÁRIO DE CONTATO NAS OPÇÕES ACIMA.

Comentários

  1. O profissional de fisio hoje, é muito importante no meio esportivo, pois as lesões dos atletas que são cada vez mais constante necessitam de maior atenção desse profissional.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Momento Pilates: Fortalecendo coxas com o agachamento!

A partir de hoje, toda semana teremos um exercício a ser postado no blog, fiquem atentos: QUAL O EXERCÍCIO? Agachamento com auxílio da Bola Suíça contra a parede. MUSCULATURA TRABALHADA? Fortalece a musculatura do Quadríceps (musculatura anterior da coxa) em cadeia cinemática fechada. COMO EXECUTAR? O paciente fica próximo a uma parede, de costas para ela, com a bola suíça encostada na parede e apoiando a lombar deste; na execução do movimento faz-se uma flexão de quadril e joelho até 90º, como se fosse sentar, e volta á posição inicial durante 3 séries de 10 repetições cada.  EM QUE ESTAR ATENTO? Durante a execução do exercício é importante que os joelhos fiquem alinhados com os ombros, nunca passem à frente dos pés e que vá até 90° de flexão apenas de joelhos; deve-se também ficar atento á respiração. VARIAÇÕES? Pode-se usar um halter em cada uma das mãos e fazer uma abdução de ombros até a 90º ao mesmo tempo em que se...

Somatotopia, porque todos que buscam a acupuntura deveriam entender o que é?

A reflexologia podal e a auriculoacupuntura são exemplos de áreas de somatotopia.       A Somatotopia pode ser definida como um a pequena área que corresponde ao todo, sendo representativa deste. A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) se vale destas áreas para o diagnóstico e tratamento de diversos problemas do corpo. Existem uma série de áreas somatotópicas no corpo humano e estas são utilizadas para diagnóstico e/ou para tratamento. Algumas das áreas somatotópicas mais conhecidas são: Orelha, Língua, Íris, Crânio, Mãos, Pés, Face. É necessário relembrar o caráter holístico da MTC, uma vez que desta forma se torna possível avaliar realmente todo o sistema. Diferente da medicina ocidental que segue em um padrão de fragmentação do seu conhecimento, os chineses olham o corpo todo, antes de tratá-lo, uma vez que um sentimento interfere diretamente em algum órgão ou víscera do corpo – Zang Fu. Partindo deste ponto de vista é possível dar embasamento maior a um d...

Você sabia? A importância de uma Avaliação Fisioterapêutica!

O sucesso de um tratamento fisioterapêutico depende em boa parte da avaliação detalhada e correta que este profissional faz das disfunções do paciente. Apenas conhecendo as peculiaridades do problema apresentado pelo paciente é que é possível um acompanhamento eficaz para este e só assim se torna viável chegar à técnicas que serão mais úteis no tratamento em questão. Iniciamos nossa avaliação com uma coleta de dados adequada que nos permita montar um perfil real do paciente, identificando os traços de sua individualidade como pessoa. Nesta é possível colocarmos: NOME, ENDEREÇO, TELEFONE, IDADE, SEXO, PROFISSÃO, ALTURA, PESO, DATA DA AVALIAÇÃO, entre outros dados que o profissional julgue necessário. Seguindo na anamnese temos a queixa principal, onde o paciente nos dirá “o porquê” dele ter procurado nosso serviço. Partimos, após a queixa principal, para a História da Moléstia Atual, onde deverá ser questionado ao paciente todos os fatos e aspectos ligados a sua queixa –...