Pular para o conteúdo principal

Porque Hebert Viana é um exemplo de superação?


“Quando tá escuro e ninguém te ouve, quando chega a noite e você pode chorar,  há uma luz no túnel dos desesperados, há um cais de porto pra quem precisa chegar.” Assim canta Hebert Vianna em Lanterna dos Afogados.



O vocalista da banda Paralamas do Sucesso é um exemplo de superação e determinação. Em fevereiro de 2001 o cantor sofreu um acidente com seu ultraleve em Angra dos Reis; Hebert sofreu traumatismo cranioencefálico, lesões na base dos dois pulmões e teve uma vértebra esmagada cujo fragmento atingiu sua medula, deixando-o paraplégico. Sua esposa faleceu imediatamente.

Hebert chegou ao hospital em coma, com Glasgow de 4, evoluindo para 13 na escala, no dia 28/02. No dia do acidente ele fez uma cirurgia no cérebro para instalação de um dreno e no dia 07, terceiro dia de internação, fez outra cirurgia para a retirada de cerca de 5 cm de tecido cerebral necrosado. Foi feita também uma traqueostomia, desta forma ele teve suas cordas vocais preservadas.

Entre os dias 16 a 21 de julho de 2001, Hebert foi avaliado no Hospital Sarah Kubitschek, em Brasília, e de acordo com os exames o cantor se encontrava paraplégico, porém com resposta dos músculos da coxa.

Os Paralamas do sucesso fizeram seu primeiro show após o acidente no dia 24/09/2002, para o Programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão. 

Hoje continuam encantando a todos com seu potencial musical incomparável e com a história de superação de seu vocalista. Hebert Vianna continua fazendo shows com a banda, hoje em uma cadeira de rodas. A cadeira não foi uma limitação, apenas um mero objeto que passou a fazer parte da imagem de Hebert e da banda. Hebert provou que as limitações estão apenas na mente de cada um.

A determinação de Hebert foi uma das coisas mais importantes em sua reabilitação e que sua historia sirva de exemplo para todos.


Por Alessandro Santos

Postado originalmente no Blog Conexão Fisio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Momento Pilates: Fortalecendo coxas com o agachamento!

A partir de hoje, toda semana teremos um exercício a ser postado no blog, fiquem atentos: QUAL O EXERCÍCIO? Agachamento com auxílio da Bola Suíça contra a parede. MUSCULATURA TRABALHADA? Fortalece a musculatura do Quadríceps (musculatura anterior da coxa) em cadeia cinemática fechada. COMO EXECUTAR? O paciente fica próximo a uma parede, de costas para ela, com a bola suíça encostada na parede e apoiando a lombar deste; na execução do movimento faz-se uma flexão de quadril e joelho até 90º, como se fosse sentar, e volta á posição inicial durante 3 séries de 10 repetições cada.  EM QUE ESTAR ATENTO? Durante a execução do exercício é importante que os joelhos fiquem alinhados com os ombros, nunca passem à frente dos pés e que vá até 90° de flexão apenas de joelhos; deve-se também ficar atento á respiração. VARIAÇÕES? Pode-se usar um halter em cada uma das mãos e fazer uma abdução de ombros até a 90º ao mesmo tempo em que se...

Somatotopia, porque todos que buscam a acupuntura deveriam entender o que é?

A reflexologia podal e a auriculoacupuntura são exemplos de áreas de somatotopia.       A Somatotopia pode ser definida como um a pequena área que corresponde ao todo, sendo representativa deste. A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) se vale destas áreas para o diagnóstico e tratamento de diversos problemas do corpo. Existem uma série de áreas somatotópicas no corpo humano e estas são utilizadas para diagnóstico e/ou para tratamento. Algumas das áreas somatotópicas mais conhecidas são: Orelha, Língua, Íris, Crânio, Mãos, Pés, Face. É necessário relembrar o caráter holístico da MTC, uma vez que desta forma se torna possível avaliar realmente todo o sistema. Diferente da medicina ocidental que segue em um padrão de fragmentação do seu conhecimento, os chineses olham o corpo todo, antes de tratá-lo, uma vez que um sentimento interfere diretamente em algum órgão ou víscera do corpo – Zang Fu. Partindo deste ponto de vista é possível dar embasamento maior a um d...

Você sabia? A importância de uma Avaliação Fisioterapêutica!

O sucesso de um tratamento fisioterapêutico depende em boa parte da avaliação detalhada e correta que este profissional faz das disfunções do paciente. Apenas conhecendo as peculiaridades do problema apresentado pelo paciente é que é possível um acompanhamento eficaz para este e só assim se torna viável chegar à técnicas que serão mais úteis no tratamento em questão. Iniciamos nossa avaliação com uma coleta de dados adequada que nos permita montar um perfil real do paciente, identificando os traços de sua individualidade como pessoa. Nesta é possível colocarmos: NOME, ENDEREÇO, TELEFONE, IDADE, SEXO, PROFISSÃO, ALTURA, PESO, DATA DA AVALIAÇÃO, entre outros dados que o profissional julgue necessário. Seguindo na anamnese temos a queixa principal, onde o paciente nos dirá “o porquê” dele ter procurado nosso serviço. Partimos, após a queixa principal, para a História da Moléstia Atual, onde deverá ser questionado ao paciente todos os fatos e aspectos ligados a sua queixa –...